quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Hormônios são cada vez mais usados para combater efeitos da idade

É cada vez mais comum o uso de hormônios para tratar incômodos que vêm com a idade. A testosterona está se tornando moda, um hormônio masculino, mas que está sendo usado por mulheres. Segundo os médicos, a reposição hormonal pode trazer efeitos muito bons, mas precisa ser feita com muito cuidado e acompanhamento constante.
São três idades e três histórias diferentes: 72, 49 e 46 anos. "Eu já sai da menopausa, não sinto mais calores, estou em uma ótima", disse a aposentada Brandina Pereira dos Santos. "Eu estou no período da menopausa e estou torcendo para sair logo disso", contou a manicure Maria Imaculada Coelho. "Estou entrando na menopausa", comentou a zeladora Maria dos Santos.
As mulheres na faixa dos 50 anos podem ter se identificado muito com esses relatos. Nessa fase da vida, a produção do hormônio feminino estrógeno cai muito, e aí podem aparecer esses problemas.
Nessa idade, é muito comum fazer a reposição hormonal, ou seja, receber as doses de hormônio que o corpo já não produz na quantidade necessária. Os médicos dizem que a reposição ajuda a aliviar os incômodos da menopausa, mas ela não é indicada para todos os casos.
"Em um paciente com predisposição genética para ter o câncer de mama, o estrógeno pode induzir ao aparecimento do câncer de mama. Mas a reposição hormonal continua sendo bastante usada, porque auxilia muito a mulher nesta fase", explica o endocrinologista Antonio Roberto Chacra.
O homem mais velho, também perde pouco a pouco o hormônio masculino, a testosterona, e as consequências alguns sentem rapidamente. "Mudou até a relação sexual. Perde-se o apetite um pouco", comenta um senhor.
Os médicos podem receitar nesses casos a reposição da testosterona para melhorar a libido.
A mulher também produz esse hormônio, só que em menor quantidade. Há pouco tempo, a atriz Jane Fonda, de 73 anos, revelou que usa testosterona e confessou que desde que começou a tomar o hormônio masculino, a vida sexual melhorou e muito.
A notícia do aumento de apetite sexual animou a zeladora Maria dos Santos. "Esse não pode ir embora nunca, porque faz bem para a saúde tanto para a mulher quanto para os homens. Se pendurar as botas já foi", brinca.
Mas o endocrinologista Antonio Roberto Chacra lembra que, em excesso, a testosterona provoca efeitos colaterais indesejáveis. "A paciente vai poder apresentar efeitos secundários da testosterona, que é o aparecimento de pelo e eventualmente distúrbio hepático do fígado. Não temos por obrigação dosar as enzimas hepáticas antes e durante o tratamento", afirma o médico.
Muitas mulheres acreditam que consumir soja pode ajudar a amenizar os sintomas da menopausa. Mas de acordo com os médicos, a quantidade de estrógeno presente no alimento não é suficiente para repor o hormônio. E lembrando sempre, que a necessidade e a dose ideal de hormônios devem ser definidas por um médico.
Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário