segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Suplementação Nutracêutica Funcional




Suplementação Nutracêutica Funcional


Mesmo aquelas pessoas com mais alto padrão de saúde, dieta equilibrada e devidamente balanceada, necessitam suplementar vitaminas, minerais, micronutrientes, ácidos graxos poliinsaturados e antioxidantes.

 Não são apenas as nossas escolhas alimentares que contam, mas principalmente o progressivo empobrecimento do solo ao longo de séculos de exploração inadequada, a adição de pesticidas e agrotóxicos, aliados à excessiva industrialização dos alimentos que tornam a suplementação dessas substâncias verdadeiramente imprescindível ao nosso equilíbrio metabólico. 

Uma das instituições científicas mais respeitadas do nosso país, a Universidade Federal de São Paulo – USP, publicou um estudo na década de 90, demonstrando que o solo brasileiro, por ser de origem cristalina, é um solo antigo, desgastado e exaurido, e que contém menos de 25% da quantidade mínima de nutrientes necessária para formar os alimentos.

 Por outro lado, somos obrigados a conviver cercados por um leque de inimigos mortais, dentre os quais se alinham o estresse, os gases tóxicos derivados da queima dos derivados de petróleo, a fumaça de cigarro em recintos fechados, poluentes químicos os mais variados, contaminação do lençol freático, os açúcares refinados e as chamadas gorduras hidrogenadas (margarinas), que aceleram a oxidação do colesterol.

 Torna-se imprescindível munir o nosso organismo com as armas apropriadas para combater com eficiência tão vasta lista de novos inimigos. Desafortunadamente, somos incapazes de obter toda essa gama de substâncias apenas da alimentação. Se desejarmos manter o equilíbrio metabólico e produzir a devida neutralização de toda esta carga de tóxicos, temos que, necessariamente, adicionar esses elementos aos nossos hábitos alimentares diários.

 Nos Estados Unidos, todos os estudos que analisaram os padrões dietéticos da população, demonstraram carências múltiplas de vitaminas, micronutrientes, minerais e antioxidantes. Como fator agravante, esses estudos são unânimes em afirmar que a deficiência crônica desses elementos encontra-se intimamente ligada a origem de uma infindável lista de doenças crônico-degenerativas, que mata a cada ano milhares de pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário